Aqui está a minha vida...

... esta areia tão clara com desenhos de andar dedicados ao vento.

Cecília Meiréles

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Está na hora de acordar...


Fotografia de Berryness

Ontem foi um dia em cheio... saí mais cedo do trabalho e fui para casa dormir. Há quatro noites que não dormia, estava cansada. Sentia-me como me tenho sentido ultimamente: derrotada.

(estar tanto tempo sem dormir provoca-me, sempre, esta sensação de derrota porque fico sem forças para nada)

Consegui adormecer. Dormi cerca de uma hora e, depois, liguei a televisão. Estava a dar Oprah e falavam de Crianças Milagre.

Vi muitos milagres, ao longo do programa. Emocionei-me, senti-me mínima ao lado daqueles meninos e meninas...

Mas não estava à espera do que estava para vir... sorri, emocionei-me (outra vez)... chorei. E não resisti... tinha que trazer o pequeno Elliot para aqui.





Este bebé - que, segundo os médicos, era suposto nem sequer ter nascido, nasceu e viveu 99 dias para mostrar ao mundo que a vida é isso mesmo: Vida. E que temos a obrigação de viver esta Vida em pleno, dia após dia. Não temos o direito de desperdiçar uma hora, sequer. Pelo menos, foi isto que Elliot e os seus pais me (re)lembraram, hoje.

A certa altura a mãe de Elliot diz:"Tenho tempo de ficar triste mais tarde, agora só quero viver aproveitar cada dia de Elliot"... o Amor daqueles pais...

O blog de Elliot está aqui para quem quiser visitar.

A televisão costuma estar ligada ou na SIC Notícias ou na SIC Mulher. Ontem, estávamos a jantar e começou Dr. Phil. Falavam de lições de vida (bem... parecia uma autêntica conspiração contra mim!).

Falavam de Morrie Schwartz, um antigo professor (sociologista) que tinha uma doença terminal (Lou Gehrig's disease) e da sua relação com a vida. Mitch Albom tinha sido seu aluno na faculdade, há algumas décadas atrás. Voltou a reencontrá-lo e passou a visitá-lo com frequência.

Dessas visitas resultou Tuesdays with Morrie, cujo principal objectivo é espalhar uma mensagem que para Morrie era a mais importante: Vive o dia como se ele fosse o teu último dia.

No estúdio encontravam-se dois doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença terminal extremamente incapacitante. Tanto Augie como Denise estão numa fase avançada da doença. Ambos estavam ali para dizerem uma coisa: Vivam a Vida!

Denise disse algo que me deixou um pouco incomodada: "Eu descobri que existia uma vida só após ter sido diagnosticada. O que eu queria era que todas as pessoas descobrissem isso sem que fosse preciso um diagnóstico de doença terminal".

...

Sem comentários:

 
Designed by Susana Lopes