Aqui está a minha vida...

... esta areia tão clara com desenhos de andar dedicados ao vento.

Cecília Meiréles

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Que livro sou eu?

Tudo começou quando recebi um comentário de Ana Clara. Fui descobrir o seu blog e encontrei este teste. Curiosa, espreitei... e acabei por responder a todas as questões. Que livro sou eu? O resultado mostra que não sou um... sou dois.





A paixão segundo GH,
de Clarice Lispector




Você é daqueles sujeitos profundos. Não que se acham profundos – profundos mesmo. Devido às maquinações constantes da sua cabecinha, ao longo do tempo você acumulou milhões de questionamentos. Hoje, em segundos, você é capaz de reconsiderar toda a sua existência. A visão de um objecto ou uma fala inocente de alguém às vezes desencadeiam viagens dilacerantes aos cantos mais obscuros de sua alma. Em geral, essa tendência retrospectiva não faz de você uma pessoa fácil de se conviver. Aliás, você desperta até medo em algumas pessoas. Outras simplesmente não o conseguem entender.

Assim é também A paixão segundo GH, obra-prima de Clarice Lispector amada-idolatrada por leitores intelectuais e existencialistas, mas, sejamos sinceros, que assusta a maioria. Essa possível repulsa, porém, nunca anulará um milésimo de sua força literária. O mesmo vale para você: agrada a poucos, mas tem uma força única.





Antologia poética,

Carlos Drummond de Andrade




"O primeiro amor passou / O segundo amor passou / O terceiro amor passou / Mas o coração continua". Estes versos tocam você, pois você também observa a vida poeticamente. E não são só os sentimentos que te inspiram. Pequenas experiências do quotidiano – aquela raparigaque passa correndo com o ramo de flores, o vizinho que cantarola ao buscar o jornal na porta – emocionam você. Seu olhar é doce, mas também perspicaz.


"Antologia poética" (1962), de Drummond, um dos grandes poetas, também reúne essas qualidades. Seus poemas são singelos e sagazes ao mesmo tempo, provando que não é preciso ser duro para entender as subtilezas do quotidiano.




São dois livros que ainda não li... mas irei ler, com certeza.

Clarice Lispector é uma das minhas autoras de eleição. Contudo, Paixão segundo GH é uma das obras que me faltam ler.

Quanto a Drummond, confesso que não conheço a sua obra... está na hora de a conhecer.

Sem comentários:

 
Designed by Susana Lopes