Aqui está a minha vida...

... esta areia tão clara com desenhos de andar dedicados ao vento.

Cecília Meiréles

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A nossa paróquia fez 200 anos... (II)

Imagem da Nossa Senhora do Amparo
(imagem com 400 anos)

Todos os anos acompanho o meu pai na procissão em honra da Nossa Senhora do Amparo. Este ano, a nossa paróquia celebra o 200º aniversário e a festa foi maior. A cerimónia encheu a igreja e a procissão levava imensa gente.

Claro que tinha que acontecer alguma coisa porque eu sou assim. Se eu podia ter a minha cabecinha no lugar e comportar-me como uma mulher de 36 anos? Poder, podia... mas não seria a mesma coisa.

Nós estávamos no fim do cortejo e eu queria uma fotografia da imagem da santa para o meu papi. Então, resolvi dar a volta ao quarteirão, fartei-me de correr, para fintar aquela multidão imensa. Resultado? Lá conseguir a fotografia, consegui... mas, perdi-me do meu pai.

Fartei-me de andar, à sua procura. Parecia uma barata tonta. Quer dizer, mais uma bruxa, já que estava toda vestida de preto. As pessoas viram-me tantas vezes, quer de um lado do cortejo, quer do outro, que já me olhavam de lado...

O ponto alto foi mesmo quando eu me ia dando um verdadeiro e estrondoso tralho. Sim, tralho é a palavra certa. Como andava de cabeça no ar, entre um Pai-Nosso e uma Avé-Maria, não vi o raio da cratera e... já deu para fazer o filme?

Adiante.

Só a meio do percurso é que encontrei o meu pai. Ele andava à minha procura mas... podia jurar que estavas toda de branco!

Pois... de branco. Gorro branco e casaco comprido branco e luvas brancas. Nem mais, papi, nem mais.

Cheguei a casa por volta da meia-noite. Foi bom estar com o meu pai. Para ele, é muito importante estar presente nestas cerimónias. E eu adoro fazer-lhes estes miminhos.

Mau, mau... foi mesmo a porcaria da rinite. Bolas, já há mesmo muitos anos que não tinha uma crise assim. O meu domingo foi de esquecer.

Já avisei o meu pai: na missa de Natal, vou ficar o mais longe possível do altar, do padre e da sua mania de nos intoxicar com doses maciças de incenso.

1 comentário:

Ritinha disse...

LOL

Só tu para brincares com tudo o que acontece mesmo quando a coisa não é para rir!


xoxo

 
Designed by Susana Lopes